A vez do GESCAD 2.0: prontuário eletrônico para a Rede de Atenção Domiciliar

O software GESCAD (Gestão do Cuidado na Rede de Atenção Domiciliar), versão 2.0, é um Registro Eletrônico de Saúde (RES) desenvolvido pelo grupo de pesquisa Recriar-se/GEPS/Nesprom que permite às/aos profissionais, às/aos docentes e às/aos estudantes da saúde realizarem a atenção domiciliar integral ao paciente, sua família e ao cuidador. Esta tecnologia pode ser utilizada tanto na assistência no âmbito do SUS, quanto nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, na formação das/os profissionais de saúde.

Este Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), totalmente on line, conta com três dimensões para ampliar a abordagem do cuidado, na perspectiva integral das Redes de Atenção Domiciliar (RAD), quais sejam: a-contexto sócio-familiar e abordagem ao cuidador; b-a anamnese e a clínica da/o paciente; c-Atividades da Vida Diária (AVD). O PEP Gescad possibilita a classificação das/os pacientes por tipo de AD (1, 2 ou 3)/SUS, o registro e histórico das evoluções, o agendamento de visitas e o gerenciamento dos fatores de risco pelas Equipes de AD, nos diversos níveis de atenção. A ferramenta possibilita ainda migrar pacientes entre equipes, com geração de relatórios.

Esta tecnologia, cuja versão 2.0 totalmente amigável e intuitiva foi financiada pelo edital PPSUS/Fap-DF, encontra-se em fase de testes finais de usabilidade com os usuários da aplicação (profissionais de saúde, docentes e estudantes), para que possa ser disponibilizado às equipes de AD em todo o Brasil. Em breve, mais informações sobre o Gescad 2.0 !

Para acessar o sistema GESCAD, clique aqui.

Para saber mais sobre o GESCAD, acesse o artigo publicado, aqui