1º Encontro Presencial da disciplina Promoção da Saúde 3 - 1º/2017 - Universidade de Brasília

Neste sábado 11/03/2017 ocorreu o 1º Encontro Presencial da disciplina Promoção da Saúde 3 - 1º semestre da Universidade de Brasília, em um evento organizado pelos professores Me. Cássio Murilo e Me. André Silva, ambos pesquisadores do Nesprom - Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde. São quase 100 alunos estudando por meio da Educação a Distância, em turmas conduzidas pelos professores: Me. Cássio Murilo, Me. André Silva, Me. Jitone Leônidas Soares e Dr. Felipe Bellucci, com a coordenação da profª Maria Raquel Pires.

A disciplina de Promoção da Saúde 3 é pioneira pois trata-se de uma iniciativa interinstitucional, construída interdisciplinarmente, sob o enfoque filosófico multiprofissional, acrescido da estratégia de educação via rede online, como experiência inovadora, crítica e ousada.

Estudamos o conceito de Promoção da Saúde no transcorrer da história, como forma de aproximação ao conhecimento da realidade e da produção de conhecimento, discutindo aspectos históricos, políticos e as implicações com a prática para os profissionais da saúde, educação e ciências sociais, as experiências internacionais e nacionais relacionadas a promoção da saúde, oportunizando um momento de prática no processo de ensino aprendizagem quando o discente terá que elaborar reflexões críticas, que poderão resultar na apresentação de um trabalho científico final que poderá incluir a elaboração de um texto técnico, ensaio, relatório ou monografia.

O conteúdo programático e as experiências de aprendizagem visam fundamentar o aluno para compreender a criação do conhecimento como um processo promocionista de saúde, identificar as diferenças conceituais entre promoção e prevenção da saúde, e aplicar os pressupostos filosóficos e técnicos para a realização de um trabalho promocionista de saúde nas diferentes fases do ciclo vital, além de:

• Identificar as diferenças conceituais e epidemiológicas de promoção e prevenção da saúde;

• Analisar projetos e experiências de promoção da saúde no contínuo saúde-doença no país; e

• Estudar as implicações históricas, conceituais e epidemiológicas de promoção da saúde com as políticas públicas de saúde.

Entre em contato com o nosso núcleo e saiba mais informações sobre a disciplina.